Passagem da bíblia:Numa ocasião, o apóstolo João disse a Jesus: "Mestre, vimos certo homem expulsar demônios (espíritos) pelo uso de teu nome, e tentamos impedi-lo, porque não nos acompanhava." Este homem, evidentemente, era bem sucedido em expulsar demônios (espíritos inferiores), porque Jesus disse: "Ninguém há que faça uma obra poderosa à base do meu nome que logo possa injuriar-me." Portanto, Jesus ordenou que não tentassem impedi-lo, "pois quem não é contra nós, é por nós". (Mc. 9:38-40. Entre Jesus e as religiões eu fico com Jesus.

10.1.08

As Provas Científicas

Aécio Pereira Chagas


Certas pessoas, muitas vezes bem-intencionadas, buscam provas científicas referentes à imortalidade do Espírito, à comunicabilidade deste conosco, à reencarnação e sobre outros pontos fundamentais da Doutrina Espírita. Isso é muito salutar, mas o problema é que, entre essas pessoas, algumas passam toda a existência terrena procurando essas provas, ou melhor, atrás "da prova", e nunca a encontram apesar de terem tido contato com inúmeros fatos que a confirmam. Algumas assim agem por um ceticismo crônico, crentes de bem procederem cientificamente, pois acreditam (aqui elas não são céticas) que um "verdadeiro cientista não tem idéias preconcebidas". Acho que essas pessoas que passam o tempo todo atrás das provas e continuam insatisfeitas precisam ser informadas do que vem a ser uma "prova científica". É o que pretendemos mostrar.

Vamos utilizar-nos de um exemplo para ilustrar nossos pontos de vista. E o que escolhemos é a "teoria atômico-molecular", devido à nossa experiência como pesquisador no campo da Química. O que se segue é um diálogo imaginário (ou não tão imaginário assim) que tivemos com uma pessoa a princípio cética.

Inicialmente ela nos perguntou:

-- "Você acredita na existência de átomos e moléculas?"

-- "Não só acredito, mas sei que eles existem", respondi.

-- "Como você pode provar isso?"

-- "Não lhe posso oferecer nenhuma prova como aquelas apresentadas nos tribunais; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, nas formas que penso que sejam. O que me faz saber que os átomos e as moléculas existem é um conjunto de evidências experimentais, um conjunto de provas. Nenhuma delas por si é suficiente par provar a existência dos átomos ou das moléculas. Vendo a coisa de outra maneira, todo esse conjunto de evidências experimentais ou de experimentos só pode ser explicado, entendido, racionalizado, por meio da admissão da existência dos átomos e moléculas, e essa miríade de experimentos é que constitui "a prova". Cada um dos experimentos, considerados separadamente, pode até ser explicado por outras hipóteses ou teorias, mas até hoje ninguém encontrou nenhuma outra alternativa que desse conta de todo o conjunto de experimentos considerados, a não ser a "teoria atômico-molecular". Um dado experimento pode ser explicado pela hipótese de que a matéria é contínua, alguns outros também, mas há muitos outros que não. Podemos até inventar hipóteses as mais estapafúrdias, mas com lógica e bom senso perceberemos que poderão dar conta apenas de alguns poucos fatos. Não vou citar aqui os experimentos; nas bibliotecas encontramos centenas e centenas de descrições deles.

"Ainda mais: como já sei que os átomos e as moléculas existem, como cientista não vou mais procurar provas de sua existência. Vou daí para a frente. Vou realizar experimentos nos quais a priori já considero existentes os átomos e moléculas, e os resultados têm sido até agora coerentes com isso. Assim procedem também os meus colegas cientistas do mundo todo."

Da mesma maneira que se faz a pergunta sobre os átomos e as moléculas, faz-se também com relação à existência dos Espíritos e a outros pontos que mencionamos no início deste artigo. A resposta que daríamos a essa pergunta seria a mesma dada sobre os átomos e as moléculas: "Não só acredito, mas sei que eles existem." -- "Como você pode provar isso?" -- "Não posso lhe oferecer nenhuma prova, como aquelas apresentadas num tribunal; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, na forma que penso que tenham. O que me faz saber que os Espíritos existem é um conjunto de provas (...)." O leitor poderá continuar o diálogo, é só trocar 'átomos e moléculas' por 'Espíritos'. Alternativa para 'Espíritos' (como a hipótese da matéria contínua no lugar dos átomos)? É só procurar uma dessas muitas explicações "parapsicológicas" que há por aí (o inconsciente etc.).

Quanto aos novos experimentos, já há uma diferença: são poucos os que vão à frente, a maioria ainda está querendo "provar" que o Espírito existe.

Se as pessoas que buscam provas sobre esses pontos básicos da Doutrina Espírita, após examinarem todo esse conjunto de evidências que a própria Doutrina oferece, além de outras procedentes de fontes não espíritas, ainda quiserem "a prova", é porque continuam desinformadas sobre a atividade científica (ou não a aceitam) ou realmente não querem aceitar nada. Mas isso não acontece apenas com o Espiritismo. Com átomos e moléculas hoje em dia não se pode ser cético, mas com outras coisas... Há pouco ouvi: "(...) afinal de contas, a teoria da Evolução ainda não está cientificamente provada"...

Fonte: Revista Reformador, agosto de 1987, pp. 232-33.

11 comentários:

  1. Faço tudo do jeito que era para ser feito. Segundo instruções de material espírita. Sou humilde e tento levar bastante a sério, agindo até como se existisse para que alguma evidência possa me aparacer. Na química e na física, as pessoas podem repetir os experimentos sempre que quiserem verificar ou demonstrar, já no Espiritismo isto não pode ser feito. Por exemplo, eu já repeti vários experimentos de Neewton em laboratórios, mas nunca consegui reproduzir o de W. Crookes. Penso que o conhecimento que não se adapta a reprodução não pode ser caracterizado como verdade pragmática e por final científica.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Olá conhece aquele proverbio:O dedo serve para apontar a lua. O ignorante vê o dedo, o sábio vê a lua.
      É isso ai, diante de um quadro branco há pessoas que procuram um pontinho negro.
      Que Deus te ilumine com mais humildade.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Olá meu amigo me desculpe pela demora, para voce chegar chegar onde chegou com certeza deve ter estudado muito por isso eu o admiro.
    Mundo espiritual não é lendo ou fazendo cursos que a pessoa consegue ver é um dom ou seja é natural, voce não ouve muitas pessoas dizer que tem esse dom, não é provocado (como voce descreveu alucinação), mas está em toda classe social, exemplo é esse vídeo que esta na página inicial de um Bispo Católico.
    Obrigado por acessar o nosso blog, mas ver espíritos é para poucas pessoas, assim é a vontade de Deus.
    Um abraço e que Deus te ilumine em seu caminho a ciencia é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo a eletricidade, porém ela é comprovada e até medida. Difícil é provar que a eletricidade não existe.
    Quanto ao espirito, eu acredito que ele existe, ou seja, é minha crença. Acredito, dou crédito, por que quero. Agora provar não posso. Na eletricidade eu não posso acreditar, é só por a mão na tomada e experimentar seu efeito...

    ResponderExcluir
  5. Sr. Anônimo 1: diga isso à um médium. Se dependesse de crer simplesmente, a maioria seria ateu.

    ResponderExcluir
  6. Os argumentos de uma crença e outra sempre serão conflitantes certo? Mas eu por exemplo já aceitei que há algo mais, por conta de uma experiência pessoal em qu eminha irmã, sem saber que era médium, teve sonhos terríveis com meu irmão suicida. Eu já frequentava casa espírita mas parei por uns meses e, mesmo com a mediunidade quase que totalmente bloqueada, tive vontade muito clara naquele exato dia de ir a casa novamente. Depois de alguns dias que descobri os sonhos de minha irmã. Mas ainda gostaria de entender melhor que tipo de energias são trocadas, seria muito útil ao nosso mundo mostrar que há algo mais cientificamente (pois é a verdade aceita aqui). Também confesso que mesmo com essa experiência é difícil acreditar em tudo que os médiuns relatam. Vou continuar buscando algo "científico" para faciliar meu entendimento de engenheiro.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo, obrigado pela visita e mais ainda pelo comentátio.
    Há uma revista "Espiritismo e Ciência", que trata sobre o assunto (não a conheço apenas vi na internet) e me parece ser ótima para quem busca o conhecimento do espiritismo e ciência.
    Em um processo criminal o juiz aceitou após laudos de perítos no assunto, a pisicografia de nosso irmão maior Chico Xavier como prova que o réu era inoscente, esta na internet.
    Este link é interessante: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100305171235AAN99CF.
    O espiritismo é real no mundo dele certo? No mundo material a ciência trabalha com algo material, mas no futuro quando tiver nas mãos instrumentos para analizar o que se passa no mundo espiritual será comprovado o que nos ensinam os espíritos.
    No youtube há vários vídeos sobre o assunto:
    http://www.youtube.com/watch?v=_AOZKZczcFg
    http://www.youtube.com/watch?v=o9P6oyAXQqU
    http://www.youtube.com/watch?v=I4Fk6q-Xduk
    Eu espero que encontre o que procura mas a mediunidade esta em todos, sabendo ler ou não os espíritos se comunicam naturalmente, porque as pessoas que menos sabem são mais fáceis para os espíritos.
    Um abraço e me desculpe a demora, que Deus ilumine voce e toda a família, no mundo material e espiritual.

    ResponderExcluir
  8. "Há muitas moradas na casa de meu pai". Eu acredito e ponto.

    ResponderExcluir
  9. A diferença é que a matéria é palpável.Podemos sentir com as mãos. E então reunimos evidências necessárias para provar sua formação. Espíritos não são táteis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou perguntas é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

ASSISTA A TV MUNDO MAIOR aqui dia e noite.

Watch live streaming video from redemundomaior at livestream.com
A maior riqueza do ser humano esta no conhecimento. Para isso temos o livre arbítrio que Deus nos deu. O ser humano evoluiu materialmente ( morávamos em cavernas ), mas não espiritualmente. Convido a todos para assistirem a "TV MUNDO MAIOR" aqui no "ESPIRITISMO PARA TODOS", a programação é de grande valor para a nossa evolução espiritual, os programas são espíritas, 24 horas de mensagens da melhor qualidade. O conhecimento não é pecado, pecar é não utilizar o livre arbítrio que Deus nos deu.

Leia outros artigos interessantes: artigos

Espiritismo, ligação com o SER MAIOR.


O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”. Conheça o Espiritismo começando a ler "O LIVRO DOS ESPÍRITOS".

Dicas e agradecimento

Nossa dica de filme sobre reencarnação, "Minha vida na outra vida" pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo, obrigado pela visita, volte sempre e que Deus ilumine o caminho de todos.

Tadeu.