Passagem da bíblia:Numa ocasião, o apóstolo João disse a Jesus: "Mestre, vimos certo homem expulsar demônios (espíritos) pelo uso de teu nome, e tentamos impedi-lo, porque não nos acompanhava." Este homem, evidentemente, era bem sucedido em expulsar demônios (espíritos inferiores), porque Jesus disse: "Ninguém há que faça uma obra poderosa à base do meu nome que logo possa injuriar-me." Portanto, Jesus ordenou que não tentassem impedi-lo, "pois quem não é contra nós, é por nós". (Mc. 9:38-40. Entre Jesus e as religiões eu fico com Jesus.

3.2.08

A Religião Espírita


O Espiritismo surgiu como uma ciência de observação com conseqüências morais, como diria Kardec, e a sua divulgação foi rápida, principalmente na Europa e Estados Unidos. A facilidade, contudo, de comunicação com os 'mortos' levou as manifestações espíritas para o caminho da fraude e do charlatanismo e, conseqüentemente, do descrédito nessas regiões.

Isso ocorreu, contudo, porque as pessoas não tiveram a mesma abordagem criteriosa que teve Allan Kardec em seus estudos, que já alertava para os perigos das mistificações e da exploração econômica dos fenômenos. Um critério adicional, contudo, permitiu que o Espiritismo crescesse como doutrina, que foi a sua vinculação ao Evangelho do Cristo, vinculação essa empreendida por Kardec, que foi muito criticado por seus colegas estudiosos.

Essa ligação com o Evangelho permitiu o surgimento da Religião Espírita, que não foi prevista por Kardec, mas que foi conseqüência natural do desenvolvimento da doutrina. Para melhor compreendermos, contudo, o surgimento da Religião Espírita, é necessário remontarmos às idéias básicas sobre religião e aos objetivos que uma verdadeira religião deve ter.

Como podemos entender uma religião?

Kardec foi contrário a designar o Espiritismo como uma religião, na acepção usual que as pessoas fazem dessa palavra, mas concordou que, no significado filosófico, o Espiritismo poderia se denominar uma religião (ver Revista Espírita, dezembro de 1868).

Para Kardec, a religião na sua origem significaria algo como uma ligação ou 'laço' que uniria as pessoas em torno de determinadas idéias e princípios. Nesse sentido, o Espiritismo poderia ser considerado uma religião, cujo principal elo de ligação seria a Caridade. Não a caridade, contudo no seu sentido material, que Kardec classificou como 'Caridade Beneficente', mas a caridade que envolve; principalmente, as qualidades do coração, como perdão das ofensas, boa-vontade para com todos e indulgência para com as imperfeições alheias. Essa forma de caridade Kardec classificou como 'Caridade Benevolente'.

A outra acepção que as pessoas fazem de religião é relacionada a culto e hierarquia, o que terminantemente Kardec rejeitou. É por essa razão que ele não considera o Espiritismo uma religião mas uma ciência de observação com conseqüências morais.

Pode-se considerar, entretanto, que a palavra religião também tem um sentido bastante difundido, que é o de 'religação' com Deus. A religião seria, assim, uma porta para nos religarmos com o Criador de quem, no passado, nos desligamos por alguma razão.

Como nos desligamos de Deus?

Esse desligamento ocorreu, segundo a doutrina do pecado original, quando Adão pecou, transmitindo para toda a sua descendência o ônus de sua falta. Por essa doutrina, Jesus nos redimiu com seu sacrifício na Cruz, sendo que todo aquele que crê no Cristo e participa de sua igreja, foi perdoado por Deus e está reconciliado com o seu Criador. A Igreja Católica defendeu sempre esse princípio, reforçando, ainda, que só com a Igreja está a Verdade, resumindo esse conceito no lema 'Fora da Igreja não há Salvação'.

Com a reforma protestante, outras igrejas cristãs surgiram evidenciando a necessidade da Fé para a Salvação e, ou, da predestinação das criaturas por Deus, antes mesmo do seu nascimento, para serem salvas ou condenadas ao 'Fogo Eterno'. Deve-se ressaltar, contudo, que, tanto a Igreja Católica como as demais igrejas reformadas, se baseiam na doutrina do pecado original.

A Doutrina Espírita, contudo, se baseia em outro princípio que é o da criação do Homem simples e ignorante e do seu autoaperfeiçoamento contínuo através da Reencarnação. Segundo esse princípio, o Homem pode evoluir espiritualmente ou estacionar, mas nunca retroceder, o que impede que ele retorne a condições anteriores ou mesmo venha a se reencarnar em corpos de animais, como acreditava a antiga doutrina da metempsicose.

Quando o Homem 'estaciona' no caminho evolutivo ele, de certa forma, se desliga de Deus ou, melhor dizendo, ele opta por não se adequar à Lei Divina que o impulsiona para o progresso e o crescimento espiritual. Ele se apega a bens e prazeres materiais, o que com o tempo, o deixa insatisfeito, pois ele já possui uma essência espiritual suficientemente desenvolvida para aspirar por prazeres menos passageiros e mais duradouros e constantes, como os espirituais.

Esse desligamento é apenas aparente, pois Deus jamais se afasta de suas criaturas. Seria semelhante a uma pessoa que ficasse cega e não conseguisse mais enxergar a luz que está a sua volta. A luz continua lhe envolvendo, mas a pessoa não consegue mais percebê-la. Assim o Homem quando se afasta das Leis que o conduzem se sente só e sem a proteção de Deus, apesar do Pai estar sempre ao seu lado. É por essa razão que Jesus, quando estava caminhando para o calvário, disse às mulheres de Jerusalém que não chorassem por Ele, pois Ele estava com o Pai, mas chorassem por seus filhos que estavam perdidos.

Dessa maneira, o Homem necessita se sentir novamente ligado a Deus, que o sustenta e o conduz. Para isso ele procura uma 'religião' ou uma igreja onde possa se sentir amparado e confortado. Cada doutrina religiosa, contudo, apresenta um caminho para essa religação com o Criador.

Como nos religarmos novamente a Deus?

Para a Igreja Católica o Homem deve participar da Igreja e dos seus sacramentos, bem como das ser fiel às obrigações regulares, como ir à missa, confessar, comungar, jejuar, fazer 'boas obras' e outras obrigações.

Martinho Lutero, que era monge, percebeu que o cumprimento das obrigações que a Igreja Católica impunha não conseguia proporcionar-lhe a certeza da salvação, e isso o deixava profundamente inseguro e perturbado. Certa vez, enquanto ministrava um curso bíblico, ele se deparou com a mensagem do Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos, onde ele afirmava que o Homem não se justifica perante Deus com as 'obras da Lei' mas, somente, através da Fé. Assim Martinho Lutero rompeu com a Igreja e adotou a doutrina da 'justificação pela Fé' como a base da salvação das criaturas.

João Calvino, que era, de certa forma, discípulo de Lutero, levantou o seguinte questionamento: se Deus era onipotente, Ele deveria conhecer o passado e o futuro; sendo assim Ele, ao criar suas criaturas, saberia, de antemão, se elas seriam salvas ou condenadas. Dessa maneira, por uma razão acima da nossa capacidade de compreensão, Deus já criaria seres predestinados à salvação ou à perdição, surgindo, daí, a doutrina da predestinação, que foi adotada por muitas Igrejas de origem calvinista. Segundo essa doutrina, o Homem nada pode fazer para a sua salvação e nenhum sinal exterior foi dado para saber se o Homem é um dos eleitos ou não. Os 'eleitos' deveriam trabalhar e apresentar, naturalmente, um determinado comportamento ético e moral que lhes daria a certeza 'interior' da salvação. Assim, não é esse comportamento que os salva, mas o fato de serem 'salvos' é que os levaria a se comportarem dessa forma e de prosperarem na vida. Essa doutrina teve muita influência na formação da sociedade de vários países, principalmente dos Estados Unidos da América.

A Doutrina Espírita foi organizada, em suas bases fundamentais, por Allan Kardec na França em meados do século XIX. Segundo o Espiritismo, o Homem foi criado por Deus já 'predestinado' à felicidade eterna, que ele vai alcançando através do seu desenvolvimento espiritual realizado nas sucessivas encarnações na Terra, ou em outros mundos do espaço universal. Como o Homem tem 'livre arbítrio', ele pode seguir a sua evolução de maneira natural, ou interrompê-la, ficando estacionado no caminho. Nesse momento pode-se dizer que ele está 'perdido' necessitando ser 'salvo'. Dessa maneira vários Espíritos reencarnaram na Terra para mostrar o caminho da 'salvação', sendo que o maior deles foi Jesus de Nazaré. Jesus ensinou-nos o 'caminho da salvação', não só através de palavras, mas, principalmente, pelo seu exemplo de vida. É, por essa razão, denominado 'Mestre', sem ser, contudo, Deus, como admitem outras doutrinas cristãs.

Jesus, segundo a Doutrina Espírita, é um Espírito como nós, criado anteriormente à nossa criação, e que alcançou um grau supremo (pelo menos do nosso ponto de vista) de perfeição. Para nos tornarmos 'justos', assim, devemos ser 'fiéis' a Deus como Jesus nos exemplificou. Esse o significado maior da palavra Fé, que não significa apenas crença, mas, principalmente, fidelidade a um princípio. E qual o princípio que resume os ensinamentos de Jesus? Segundo Kardec é um só: Caridade. Por essa razão, a porta de nossa 'religação' com Deus é a Caridade, o que fez com que o lema "Fora da Caridade não há Salvação" se tornasse a síntese da Religião Espírita. Dessa maneira, a Religião Espírita é uma religião 'interior', sem os dogmas, rituais e hierarquias de outras religiões institucionalizadas.

Para se praticar a Religião Espírita não é necessário freqüentar nenhuma igreja ou templo nem participar, necessariamente, do movimento espírita organizado. É necessário, tão somente, tornar-se 'fiel' a Deus, ser, enfim, caridoso.

Mas a Caridade, como disse Kardec, é uma palavra muitas vezes mal compreendida. Por isso devemos compreender bem o seu significado, já que ela é a base da Religião Espírita.

O que é a Caridade?

Perguntando aos Espíritos Superiores (Livro dos Espíritos, n°923) qual o sentido da palavra Caridade, como a entendia Jesus, eles responderam: benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias e perdão das ofensas. Por essa razão Kardec, alguns meses antes de sua partida para o mundo espiritual (ver Revista Espírita, dezembro de 1868), classificou a Caridade em 'Caridade Beneficente', que é a caridade assistencialista, e 'Caridade Benevolente', que é a caridade moral. A Caridade Beneficente necessita de recursos e, muitas vezes, de uma certa organização institucional para ser melhor efetivada. Já a Caridade Benevolente pode ser praticada independentemente de recursos financeiros, tendo por campo de ação as nossas relações com o nosso próximo no dia-a-dia. Essa é, segundo Kardec, a verdadeira Caridade, a qual pode-se dizer que fora dela não há salvação.

Por essa razão, a base fundamental da Religião Espírita não é nenhuma obra exterior, que os outros possam admirar, mas uma obra interior que devemos implementar, para que sejamos 'salvos' do orgulho, do egoísmo, da avareza, da incredulidade, do desespero e da revolta, que são os verdadeiros fantasmas que devemos temer em nosso mundo íntimo. Transformando-nos para melhor, perceberemos que estaremos mais felizes, podendo, com maior segurança, auxiliar o nosso próximo a também encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida abundante que Jesus nos prometeu.

87 comentários:

  1. adorei,aqui na nossa escola fizemos até uma musiquinha sobre espiritualidade!!!
    bem legal!!
    somos foda!!
    beijos
    g,n,g

    ResponderExcluir
  2. Espiritismo para todos ajuda no âmbito espiritual

    Obrigado, volte sempre

    ResponderExcluir
  3. oi eu gostei muito saber mais sobre o espiritismo ..............

    ResponderExcluir
  4. thais, obrigado pela visita, a doutrina espírita é bonita e importante para nos ajudar em lguns momentos difíceis da vida, eu recomendo ler o que gosta e seja feliz.

    ResponderExcluir
  5. nossa adorei saber mais sobre a religião espirita podem me indicar uma doutrina na qual eu possa ta me aprofundando mais?

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei esse site.Sempre procurei orientações sobre a doutrina espiríta e encontrei da maneira mais nobre e singela nesse site.Vcs estão de parabéns por divulgar esses conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Phelipp !

    E gostaria de saber se isso ã é blasfemia contra o Espirito Santo de Deus.
    Se na palavra do senhor vem dissendo q os mortos não voltam, e ñ dar pra manter contato com ele como vc me esplica isso.

    ResponderExcluir
  8. Felipe Barros04/11/10 09:48

    Eu tbm gostaria de saber isso...

    Será q é blasfemia contra o
    Espirito Santo De DEUS...

    ResponderExcluir
  9. Felipe, tudo bem? Epero que sim.Sobre o que você perguntou, eu quero que saiba o quanto é bom descobrir as coisas, acontece que não são os espíritas que procuram os espíritos e sim os espíritos que procuram os médiuns para dizer em que situação se encontram. O médium não tem autoridade para mandar ou exigir que tal espírito venha em tal lugar.Aconselho ler um pouco Óbras Espíritas para se aprofundar no assunto. Agradeço a visita no meu blog,estou a sua disposição para tirar algumas dúvidas se tiver. Um abraço e que Deus te ajude.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita, e muito obrigada por me seguir, também passei a seguir o seu blog.Quanto ao espiritismo em acredito sim no espiritismo e creio que a caridade benevolente como voce chama é o único caminho para se chegar a Deus.Por isso cada vez que praticamos uma caridade benevolente, nos sentimos mais fortes e muito mais felizes.

    ResponderExcluir
  11. parabens gosto muito do espiritismo mas mais nao consigo entender muito algumas coisas sobre reencarnacao

    ResponderExcluir
  12. Há alguma coisa que talvez seja útil à você,o link é este: http://espiritismoparatodos.blogspot.com/search/label/Reencarna%C3%A7%C3%A3o

    más se você procurar onde está escrito Pérolas logo em baixo tem matérias sobre REENCARNAÇÃO, obrigado pela visita, volte sempre estou à disposição.

    ResponderExcluir
  13. Ajudou mt no meu trabalhoo *-*

    ResponderExcluir
  14. hola tadeu meu nome e mirian vivo em espnha e tem muitas coisas que queria sber espero poder entrar em contato com vc se puder por gentileza me passa seu e_mail muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Ola Mirian, tudo bem? Espero que sim.

    Aqui vai o meu email, ltadeu8@gmail.com

    Fique com a paz de Deus.

    ResponderExcluir
  16. oi meu nome e daniel eu creio sim no pai no filho e no esperito santo mas este negosio conversar com espirito nao acredito nao.

    ResponderExcluir
  17. Olá Daniel é um prazer receber este seu comentário, vejo que você é uma pessoa do bem. Aqui está alguns trechos da Bíblia para ajudá-lo a entender um pouco sobre mediunidade. Espero que goste e volte sempre para nos visitar mais vezes. Médiunidade é como nossos pés, todos tem mas nem todos calçam o mesmo número de calçado.

    Coloque este link em seu navegador e aperte enter.

    ( http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/abc/cap03.html )



    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. não entendo essa ----- ou religiao leva as pessas a que ? a salvação em cristo ou não.se sim amem se não que pena não quero nem saber

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou lendo bastante sobre espiritismo, estou me sentido em paz!

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é Naiane, sou de Forquilhinha-SC, estou fazendo um trabalho na escola para a disciplina de Filosofia, estou lendo muito sobre a religião, meu grupo escolheu o espiritismo para trabalhar, caso eu precise tirar algumas duvidas você tem algum e-mail com que eu possa falar diretamente com você? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá Naiane obrigado pela visita.
    Ajudarei no possível, no caso de demora é por falta de tempo, pois trabalho.
    Procuro sempre ajudar a todos é o meu dever e sou feliz por isso, conte comigo.
    Na lateral direita do blog está o meu email que é: ltadeu8@gmail.com
    Fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  22. ola minha mãe faleceu a dois anos e desde la tenho sonhado muito com ela, tenho muitas saudades, as vezes penso que ela quer me falar alguma coisa isso tem aver com o espiritismo por favor me responda

    ResponderExcluir
  23. Pode ser que sim e um Centro Espírita pode te ajudar,principalmente se tiver um médium vidente.
    Um conselho, procure pensar em algo que gosta de fazer ( ouvir músicas, ler,etc ) e imaginar que ela está bem amparada.
    Fique com a paz de Deus.

    ResponderExcluir
  24. olá boa noite. sou uma pessoa muito ligado as coisas da alma. venho buscando uma base forte que me complete, comecei e pesquisar sobre religiões, fui em umas igrejas evangélicas, que me deixaram nada a vontade e super desconfortavel, eu tenho a impressão que os evangélicos são pessoas fracas e que vivem com sentimento de culpa. eu não me sinto culpado de nada. por isso essa religião não me agradou. Agora estou lendo um livro de syvia browne hamado "A perfeição da alma" é um livro espirita. e cada pagina que leio me empolgo ainda mais. acho que estou me descobrindo. O que você me aconselha a ler para entender tudo isso. sem me perder no caminho ?
    abraços

    ResponderExcluir
  25. gostei é bammmm

    ResponderExcluir
  26. quem acredita em reencarnação não conhece jesus e nem lÊ a biblia,pois ela fala que a morte é como um sono profundo,os mortos não falam,não ouvem e não voutam.........quando jesus vier todos rescucitarão.essa não é a minha opinião e sim a verdade.

    ResponderExcluir
  27. Olá meu amigo, acredito ser esta a sua opinião, mas Jesus deu o exemplo que temos uma alma e ela não morre pois o que Deus cria não morre se morresse Deus não seria perfeito. O corpo (Matéria) está provado pela ciência que não ressucita principalmente passando milhares de anos (nem teria espaço suficiente no planeta).
    Todos nós temos o livre arbítrio de acreditar no que achar conveniente, e o respeito de coração.
    Para mim a Bíblia é igual uma mesa com diversos tipos de alimentos, e podemos escolher aquilo que nos apetece.
    Deus é o cozinheiro e não deixa ninguém morrer de fome.

    Um abraço do amigo, Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a crença na reencarnaçao aconteceu a 1000 anos a.c no norte da india com os indus, acreditavam que a pessoa poderia voltar ate em animais,dependia do carma se grande ou pequeno...400 anos depois surgiu homem chamado cirdata quardama estudou buda existem tres reecarnaçao do buda evidente que e falha. assim se espalhou na china japao india,ano 1500 da nossa era apareceu homem chamado hipoliti leon irivardi vaiul professor mate. fis. falava 5 indiomas era um poliglota,adotou estudou sobre espiritismo na europa ,depois apareceu alan kardec fez livro dos espiritos nao foi ele que inventou ou criou ele acreditou que uma pessoa reencarnase em outro corpo pegou a teoria da reecarnaçao tirou o de buda depois colocou no evangelho de 2 Kardec partes do evangelho de Jesus cristo entao amigos um aviso cuidado no que voces acreditam. me explique entao como Jesus sofreu tanto sera que ele pecou tanto e viveu antes em outro corpo em e ai......

      Excluir
  28. eclesiastes 9:5-6,10 ´´pois os vivos sabem que morrerão,mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco tem eles daí em diante recompensa;por que a sua memória ficou entregue ao seu esquecimento.Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram;nem tem eles da´em dianteparte para sempre em coisa alguma do que se faz embaixo do sol.tudo quanto te vier a mão para fazer,faze-o conforme as tuas forças;porque no seol,para onde tu vais,não há obra,nem projeto,nem conhecimento,nem sabedoria alguma."mais a morte não é o fim".como vc pode diser que os espiritos se comunicam.......acho que em vez de procurar centros espíritas devemos le mais a biblia,pois ele é com um manual para a vida eterna,eu acredito que há vida após a morte,mais só quando jesus vier que uns vão rescucitar para a vida eterna e outros para o sofrimento eterno.

    ResponderExcluir
  29. Gosto do espiritismo porque me traz paz, equilíbrio, felicidade. Não há nada melhor para acalmar o coração do que exercitar o perdão e a caridade com os próximos, em especial, àqueles que nos fazem mal. Quando tenho raiva de quem me fez mal, tento perdoar essa pessoa, lembrando de que ninguém é perfeito. Acredito que só assim seremos pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  30. gostaria muito de falar com meus pais falecidos..sou católica li muitas obras espíritas e sinto que éssa é minha religião nunca duvidei de nada q eu tenha lido,mas nunca fui num centro espírita pq na minha cidade não tem.se eu encotrar algum e for será que eu consigo contato com eles?minha mãe partiu a dez anos e meu pai á dois anos.gostaria muito se me respondesse obigada.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rosi agradeço a visita, procurar saber sobre nossos queridos parentes ou amigos que ja partiram é absolutamente normal pois nos preocupamos com quem amamos, não sei onde você mora mas acredito que tenha um centro espírita em sua cidade ou em uma cidade próxima. Nem todos os centros tem médiuns que faz o trabalho de psicografia mas a maioria tem e nen sempre é possível o contato com com quem queremos pois não depende do médium querer e sim o espírito (alma) querer se comunicar.

    Peço aos espíritos superiores que auxiliem seus pais se necessário mas acredito que estão bem.

    Para você estou torcendo para encontrar o que deseja.

    Que Deus ilumine você e sua família.

    ResponderExcluir
  32. Meus amigos (as), para quem deseja saber sobre o espiritismo aconselho ler "O Lvro dos Espíritos" que tem muitas perguntas e respostas.

    O livro pode ser baixado gratuitamente.

    Um abraço a todos.

    Tadeu

    ResponderExcluir
  33. ESPIRITISMO CIENCIA OU RELIGIAO,NÃO IMPORTA O IMPORTANTE É AJUDARMOS A TODOS,SEM ESPERAR NADA EM TROCA.
    EU CREIO QUE UM DIA TODAS RELIGIÕES VOLTARÃO PARA O ESPIRITISMO.EU ACREDITO NESTA DOUTRINA DE AMOR AO PRÓXIMO,PORQUE SÓ COM JESUS NO CORAÇÃO DE TODOS AS PESSOAS VÃO MELHORAR.

    ResponderExcluir
  34. eu sou evangelico mais eu adimiro muito a sua religião ela é muito interessante e o principal é que acreditamos e temos fé em DEUS fiquem todos nas paz do nosso senhor amém.

    ResponderExcluir
  35. Meu irmão o objetivo de todos é só um "Deus", há muitas escadas para chegar ao topo da plataforma onde ha paz e harmonia. Obrigado pela visita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Às me sinto muito perdida com esse assunto. Minha família é católica, mas não me adapto bem nessa religião. Não concordo com algumas coisas, mas por não concordar me sinto um 'má' pessoa. Por não fazer o que mandam. E esse texto me ajudou. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. os envangelicos que continue lendo a biblia e nos espiritas seguindo o envangelho de kardek, pois somos todos cristaos oo que importa e sermos humildes e caridosos e lutando contra o orgulho e o egoismo que e a chaga da humanidade. que jesus proteja a todos .

    ResponderExcluir
  38. creio que todos nós necessitamos de muita luz,por isso devemos sempre antes de qualquer ação nos examinarmos para ter certeza que o que vamos fazer ou praticar é realmente benevolente para o próximo e para nós e essa resposta só vem de uma só pessoa,jesus cristo,

    ResponderExcluir
  39. vc para sabe o que é bom eu chico xavier morto mais minha alma ainda esta aqui

    ResponderExcluir
  40. vc é demais mesmo lindo que demais bjos

    ResponderExcluir
  41. Olhe eu não sou ninguem para julgar as pessoas ou falar coisas ruins,pensar,agir. Mas aprendi na escola biblica dominical muitas coisas maravilhosas q Deus vem me ensinando e na Biblia diz, nos 10 mandamentos, Não busqueis a necromancia(informações com os mortos)e não consigo entender o espiritismo, eu procuro entender de tudo ou poder saber de tudo o possivel para fazer minha opinião e se ela se compara com a vontade de Deus ou nos seus ensinamentos, não acredito em reencarnação pois
    vc não recebe duas ou mais chances, ao longo, vc só tem 1 vida para poder faser dela oque quiser de acordo com o "livre-arbitrio" q Deus nos deu, mas nesta vida q Deus te deu ele tenta te mostrar oque é certo e oque é errado,não estou julgando ninguem,não sou digno disso,gosto de saber de tudo e tambem para eu poder distinguir o oque é mundano e oque é de Deus, hj sou Presbiteriano,sou discipolo de Jesus Cristo o meu,o nosso e unico salvador.
    Eu digo isso sem a maldade,malicia ou qualquer outra coisa q não pertence a Deus para vcs, só gostaria q vcs me explicasem isso. muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Meu amigo o conhecimento é uma alavanca para o progresso de todos em todas as áreas. O espiritismo embora tenha muitos livros para a sede de muitos é bom saber que é com naturalidade que êle se propaga em todos os lugares, lares, cidades, estados e em todos os países. Sabe porque aontece isso? É por que é a vontade de Deus sobre todas as coisas. Os espíritos se manifestam entre os de menos cultura e as pessoas no mais cultura. Quando um espírito quer se comunicar com alguém êle o faz com naturalidade, pois tudo que vem de Deus é natural.
    Entender o espiritismo é complicado para quem não esta na mesma faixa vibratória e isso é normal.
    Acredito que religião é uma mesa farta de alimento e cada um pega o que mais lhe convém e agrada e todos são assaciados.
    Meu amigo a Bíblia é muito pequena para demonstrar a vontade de Deus embora o homem por ser pequeno a faz grande.
    Agradeço a visita ao nosso blog, mas fico feliz por ter encontrado alguém que busca mais conhecimento, talvez o Livro dos Espíritos ou O Evangelho Segundo o Espiritismo possa ajudá-lo entender o porque do espiritismo.
    Um abraço do amigo, Tadeu.

    ResponderExcluir
  43. acho isso uma loucura pois temos q acreditar em Deus como dis a biblia e nao ficar vendo e crendo em espiritos por ai falando q ve e escuta eles se comunicarem e tem mais temos q acreditar na biblia e nao em livros do Allan Kardec e q fotos sao essas d espiritos perto d pessoas sou catolica e mesmo assim nao acredito mto em santos imagina em espiritos

    ResponderExcluir
  44. Irmã tudo bem?
    Nem mesmo Tomé acreditou que Jesus estava vivo após a morte física, isso a mais de dois mil anos, talvez mais mais dois mil para as pessoas acreditarem que a alma não morre e aparece com o seu corpo "perispírito" quando Deus deseja.

    Um abraço e que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  45. Obrigada pela mensagem,estou no caminho do espiritismo um bom tempo.O bom sempre descobriu algo novo.Sempre vemos de uma maneira diferente.

    Lorrayne- Uberlândia-mg

    ResponderExcluir
  46. adorei conhecer a religião espirita!

    ResponderExcluir
  47. hum, sei ate parece que um espirito vai ficar andando com vc e conversando com vc sou catolica ortodoxa acredito em espiritos mais nao que eles ficam andando por ai falando com vc como se fosse uma pessoa viva! isso e uma mentira cabeluda eu afirmo quem cre em deus ja estara salvo! em nome de jesua e maria santissima amem!

    ResponderExcluir
  48. É uma questão de evolução espiritual, Tomé só acreditou em Jesus após tocar em sua mão.
    Não tenho o dom de ver espíritos (mas ja vi), quem tem o dom deve ser respeitado, isso é natural e o que é natural vem de Deus.
    Sobre religião, não acredito em árvores que no "passado" deram maus frutos esse ensinamento vem de Jesus. Uma vez católica sempre católica não é mesmo? Um chá em uma chícara depois derrubado na mesa, em seguida escorre no chão seca se com um pano, ao torcer o líquido ainda é chá.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim ??? vc já viu um espírito assimm pertinho de tu???

      Excluir
    2. Olá, já vi espírito (alma) perto de mim e tão perfeito quando estava na terra, também já vi espírito de pessoa (viva) que se encontrava dormindo mas o espírito estava em outro lugar.
      As coisas acontece naturalmente ninguém manda a não ser Deus embora para muitos parece ser sobrenatural mas para Deus é a sua vontade e poder.
      Leia a bíblia mas de maior importância as palavras de Jesus ex: Numa ocasião, o apóstolo João disse a Jesus: "Mestre, vimos certo homem expulsar demônios (espíritos) pelo uso de teu nome, e tentamos impedi-lo, porque não nos acompanhava." Este homem, evidentemente, era bem sucedido em expulsar demônios (espíritos inferiores), porque Jesus disse: "Ninguém há que faça uma obra poderosa à base do meu nome que logo possa injuriar-me." Portanto, Jesus ordenou que não tentassem impedi-lo, "pois quem não é contra nós, é por nós". (Mc. 9:38-40. Entre Jesus e as religiões eu fico com Jesus.
      Da para entender que naquele tempo existia médiuns e que era natural o que faziam e que Jesus sabia e gostava de ver as pessoas ajudando os outros?
      Um abraço e que Deus te ilumine.

      Excluir
  49. nao frequento nem uma religiao mas gosto do
    espiritismo esto lendo livros da autora zibia gasparetto estou entendendo um pouco da religiao pelo menos nao esta sendo comercio como muitas poe ai estou me encotrando no espiritismo quero me achar e saber quem sou e de onde vim a verdade da vida

    ResponderExcluir
  50. É muito bom saber que gosta do espiritismo, e tem razão de gostar pois somos espíritos (almas).
    Há milhares de livros para ler e todos ensinam um pouco como é o lado de lá.
    Não é obrigado mas paralelamente (quando sobrar um tempinho, não deixe de ler o que gosta), "O Livro dos Espíritos" é ótimo, há muitas perguntas com as respostas.
    O espiritismo nos mostra de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde iremos.

    Um abraço e que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  51. estou fazendo um trabalho de religião e escolhi
    a religião espirita achei muito interessante

    ResponderExcluir
  52. Bela escolha, há muito sobre o espiritismo na internet.
    Desejo sucesso, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Eu sou católico pelo simples fato de meus descendentes também seguirem essa religião, mais eu sinto que minha alma ainda não está satisfeita. Decidir fazer uma pesquisa profunda sobre religiões e o espiritismo foi a que eu mais me identifiquei.
    Apesar disso, estou com um grande receio de decepcionar meus familiares, principalmente minha avó que desde pequeno me dava ensinamentos baseados no catolicismo.
    Obrigado!
    Gostei muito do site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, depois de você ter se idenfificado com o espiritismo só falta estudar um pocu para conhecer melhor esta maravilha mas procure os lugares certo, há vídeos (Divaldo Franco,Severino Celestino e outros) que esclarecem de uma forma de fácil entendimento para os iniciantes.
      Também há livros ( O Livro dos Espíritos e outros),para maiores esclarecimentos.
      Na maioria dos Centros Espíritas há cursos para que aumente o conhecimento de todos e ainda quando chegar a hora, fazer a caridade que é o maior trabalho do médium, onde deixa a sua casa e conforto para ajudar irmãos necessitados.
      Que Deus ilumine você e a sua família.
      Uma coisa é certa Deus não vê o meio mas o resultado de uma ação.

      Excluir
  54. ola meu nome é jhonathan, e eu gostaria de saber como faço para saber se há algum espirito tentando manter contato comigo e gostaria de saber tambem quais obras devo ler pra me aprofundar nesse assunto?
    espero sua resposta, ok.
    aqui mesmo e tbm pelo meu email pode ser?
    EMAIL: biriguir_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá Jhonathan, que bom saber que você pretende conhecer um pouco sobre o espiritismo, você é inteligente pois Deus nos deu o livre arbítrio para conhecermos coisas novas e principalmente instruirmos.
    Todo ser humano é médium, independente da religião que segue, alguns são mais sensíveis, outros menos, mas somos todos médiuns.
    Eu sempre aconselho iniciar com "O Livro dos Espíritos", sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec.
    Depois vem "O Evangelho Segundo o Espiritismo" contendo a explicação as máximas morais do Cristo, sua concordância com o espiritismo e sua aplicação às diversas posições da vida.
    O espiritismo é natural e o que é natural vem de Deus ou por sua ordem, só há contato com os espíritos porque existe essa lei natural se não existisse seria impossível tal comunicação.
    Um abraço, espero ter ajudado mas lembre-se que a frequencia a um centro espírita é muito bom pois pode tirar dúvidas e poderá fazer cursos de médiuns.
    Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que vocês fazem para manter contato com um espírito? pessoas de outras religioes conseguem manter contato com espíritos??

      Excluir
    2. Olá, não fazemos nada apenas acontece é a vontade de Deus, da mesma forma acontece no lado espiritual, alguns espíritos perguntam aos outros, como você vê as pessoas na terra?
      As coisas acontecem naturalmente não existe mágica, todos na terra são médiuns ou seja oramos a Deus (isso é mediunidade) nada acontece por acaso, tem a hora o lugar mas principalmente a vontade de Deus esta acima de tudo, mas tem espíritos inferiores como acontece na terra tem pessoa que mata o outro.
      Acredito que quem tem vontade de conhecer o espiritismo, estuda a doutrina ou frequenta um centro espírita a mediunidade pode vir a tona mais rápido.
      Há vários dons como esta na bíblia, cura, palavra e outros que não estão na bíblia pois o mundo não é só a bíblia, tudo evolui e sempre há coisas novas.
      Na primeira página do blog tem palavras de Jesus (esta na parte de cima), eu te faço uma pergunta você acredita em Jesus? ou acredita no todo corpo da bíblia que deseja levar as pessoas a algum lugar que a religião interessa?
      Eu acredito nas palavras de Jesus, Jesus não deixou nada escrito mas ensinava as pessoas e eu acredito em seus ensinamentos. Naquele tempo já existia médiuns é só ler e aprender.
      Um abraço que Deus te ilumine.

      Excluir
  56. Nancy rodovalho07/03/12 18:05

    Eu gostei muito da matéria , estou meia ou meio perdida pois perdi meu esposo a pouco tempo. A gente fica perdida as sinto que eles minha Irma estão. Bem mas eu e. Que estou em busca de ajuda pois me sinto tão só .já fui no centro e. Gosto de ir mas tem dias que estou desanimada. Que nao tenho vantade de fazer nada. Mas fico lê doe gosto de ler boas matérias Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nancy, que bom que você vai ao centro espírita o desanimo é normal os espíritos menos elevados não querem a nossa evolução espiritual mas não desista é o lugar certo e o mais curto para receber o melhor do mundo espiritual, amparo, amor,conhecimento e paz.
      Deus faz tudo perfeito com certeza já estava na hora de seu esposo partir, acima de nossos desejos estão o desejo do Criador.
      Confie e tenha fé, lenvante a cabeça e não pense no passado a sua vida é só sua.
      Um abraço do amigo Tadeu, ao orar coloque um copo com água próximo e peça ao seu anjo da guarda para fluidificar a água, depois tome. Fique com a paz de Deus.

      Excluir
  57. eu achei que e muito grande o testo isso nao chama atençao de publicos e sim afasta so de ver as pessoas ficao casativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica mas não sei expressar meus pensamentos de outra forma acho que o benfeitor que me ajuda gosta que seja assim e quem sou eu para não gostar da intuição que chega, daquele que tanto me ajuda.
      Agradeço se leu o artigo completo mas se não leu agradeço por ter tentado.
      Que Deus te ilumine e que esta luz te proteja eternamente.
      Um abraço do amigo Tadeu, volte sempre.

      Excluir
  58. oi!eu sou catolica desde pequena;mas hoje q tenho mais conhecimentos das coisas;nao concordo com muitas coisas q a igreja catolica faz.quando eu ia a missa,sempre voltava sentindo falta de algo;q nao sabia o q era; ai fui mim distanciando da igreja;foi ai q eu comecei a ler sobre espiritismo;eu tenho livro do evangelho de allan kardec;mas eu nunca fui ao centro;tenho medo dos meus sonhos;as vezes sonhos depois de um semana o sonho se realiza;isso nao sempre.mas ja aconteceu sera coicidencia?sinto a energia ruim das pessoas.as vezes tenho preguiça de ler o livro;e muito dificil para uma pessoa q foi criada nun tipo de religioa mudar assim; a cabeça da um no.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, somos filhos de Deus e não devemos ter medo e sim levantar a cabeça e seguir em frente.Que bom saber que você entende que o mais importante da nossa vida na terra não é conquistar as coisas e nem seguir o que nos apresentam e sim buscar o conhecimento espiritual. No espiritismo só há um líder esse líder é Deus que cria e não lê o que outros escreveram não há dógmas, mas amor que é o único sentimento que nos eleva espiritualmente.
      Quando sentir vontade visite um centro espírita e notará a paz esta em todos os cantos.
      Não esqueça que todos somos médiuns e há uma variedade de dons e notará que aos poucos irá se desenvolvendo e praticando a caridade.
      Não pense no passado, olhe para frente e só assim irá no futuro avistar uma luz no fim do túnel.
      Instrui-vos para saber porque é importante amar como Jesus ensinou.
      Que Deus a ilumine e tenha paz em seu caminho.
      Um abraço do amigo Tadeu.

      Excluir
  59. tadeu vc q le e sabe muito a respeito de espiritismo;gostaria q vc mim ajudasse a entender algo q acontece comigo.pra começar meus pais faleceram eu era muito jovem.e nao sei se e a saudade q mim faz sentir assim;mas sonho muito com eles;e as vezes ele mim pede oraçoes;dizendo q esta sofrendo muito;nao entendo meu sonho no outro dia.acordo atordoada.e conto o sonho para as minhas irmas;elas mim dizem q eu estou ficando louca;as vezes sinto a presença dele na casa;sinto ate o cheiro da loçao q ele usava para se barbear;o pior e q ja faz tres dias q eu coxilava em meu quarto quando assustei com uma luz tao forte q vinha em minha direçao q chegava ofuscar a minha visao; de dentro da luz saia um homem;era um homem conhecido mas eu nao sei de onde;perguntei a ele quem ele era;ele mim disse q na hora certa eu saberia;ele mandou-me da um recado a um rapaz amigo meu q tinha sofrido acidente e ficado paraplegico;q ele iria voltar a andar;e q teria q ter paciencia.e q ele estava muito descrente e q pra jesus nada e impossivel;logo apos a luz sumiu.fiquei assustada;no outro dia fui ate a casa do rapaz e contei a ele q eu tinha sonhado tudo isso;a mae dele começou a chorar eu nao entendia o pq; ela mim disse q na noite anterior ele tinha dado uma crise e disse muita bobeira blasfemando o nome de deus.e ai tadeu vc acha q eu to ficando louca; as vezes eu penso sera q alguem q entrar em contato comigo?quando falo isso com meu esposo;ele nao gosta.o q eu faço?to muito perdida se vc puder mim ajudar a encontrar um caminho;quero mim sentir util;mimajuda a decifrar esses enigmas.um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que situação complicada, de um lado a mediunidade floresce naturalmente (vontade de Deus) do outro as consequências que ela nos trás.
      Os dons espirituais são inúmeros e chegam de todo jeito, em qualquer hora ou lugar (somos filhos de Deus).
      Há alguém que te ajuda espiritualmente (esta pessoa que apareceu com luz e passou uma mensagem)
      mas para acertar a faixa de vibração é bom procurar um centro espírita e praticar a caridade, fazer curso de mediunidade e ajudar o seu semelhante.
      Você não é louca só é médium como todas as pessoas mas que precisa acertar esse dom, já imaginou pedindo as pessoas a sua volta que agissem como você?
      Viva com naturalidade e não esqueça que cada um é UM.
      Sempre que fazer uma oração coloque um copo com água próximo, faça a oração e peça que seu mentor a oriente e ampare nas horas com dificuldade, depois tome a água.

      Que Deus ilumine a sua família com paz, saúde e prosperidade

      Um abraço

      Excluir
    2. As vezes fico pensando como é a morte , sera qe e boa sera que e ruim ?
      acredito no espiritismo mais conheci umas pessoas que eram espiritas e numca me senti muito bem pertoo deles eai oqq acha ?

      Excluir
  60. tadeu sou catolica nao muito praticante.tenho duvidas quem mim garante q foi deus q escreveu a biblia?pq o padre nao pode casar e ter sua familia; pq se deus disse crescei e multiplicai- vos.e ele nao pode usufruir dos prazeres da vida.nao gosto de padre nen pastor.to precisando encontrar uma religiao.q mim sinto bem;mim indique um livro pra mim ajudar;apesar d q eu acho q religiao foram os homens q inventaram;deus ta em nossos coraçoes ;mas nos precisamos viver em comunhao nao e isso?eu acho q muitas pessoas tem essa duvidas mas nao tem coragem de falar.

    ResponderExcluir
  61. Olá minha amiga, o importante para a alma é crescer espiritualmente para isso é preciso ter uma base sólida composta por dois elementos, amor e instrução.
    O amor é a luz que irradiamos a outras pessoas e a instrução é o conhecimento de nos mesmos (somos almas reencarnadas na terra).
    Na bíblia há muitas contradições no Antigo Testamento (testamento são livros) Deus era guerreiro, vingador, justiceiro e mandava matar quem estava em seu caminho não importando se havia criança ou não.
    No Novo Testamento Jesus apresentou um Deus bom, de amor e que perdoava (contrário do outro testamento).
    E agora quem esta com a verdade?
    Deus não muda como acontece com o ser humano que dança de acordo com a música ou seu interesse.
    Quem inventou a religião foi o homem (espertinho) para ter controle sobre os menos esclarecidos mas criaram sem saber o que estavam fazendo, nem ao menos sabem o poder de Deus se soubessem não usariam o seu nome.
    Sobre o casamento os líderes católicos do passado criaram um nascimento de Jesus sem relação sexual (só na cabeça deles), não poderia vir ao mundo um messias a partir de uma relação sexual (imagina um ato sexual) pena que só descobriram o DNA a pouco tempo atrás (foi a sorte de algumas religiões).
    O livro para quem tem vontade de conhecer o espiritismo é "O Livro dos Espíritos" há perguntas e respostas para todos.

    Espero ter ajudado,que a luz de Deus faça presente em sua vida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  62. nao sou espirita sou catolica porem nao concordo com varias coisas q os catolicas tem q crer tem q fazer tem q praticar para ser salvos sendo assim concordo com o espiritismo e gostaria de saber um pouco mais sobre essa religiao espero uma resposta pra esclarecer minhas duvidas espirituais obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga é muito bom saber que deseja saber sobre o espiritismo. Na verdade não é religião que salva a pessoa dependendo da religião até atrapalha a evolução espiritual de seus seguidores pois não estão se importando para onde vai a alma dos frequentadores quando o corpo físico deixar de viver e sim dizer o que a pessoa deseja ouvir que é uma vida melhor na terra (embora passageira).
      A religião espírita não tem dogmas, aparatos e nem suntuosidades e leva ao pé da letra o que ensina a Bíblia "Não adorar imagem alguma na terra", não há líder papal ou pastor, o líder do espiritismo é o nosso criador, Deus.
      Sempre digo que "O Livro dos Espíritos" é uma ótima leitura para conhecer o espiritismo, mas se possível fazer uma visita a um Centro Espírita e conhecer o trabalho dos nossos irmãos é muito bom.
      Minha amiga entre seguir uma religião materialista ou praticar o que Jesus ensinou "Amai uns aos outros" eu prefiro ficar sem religião e praticar os ensinamentos do Mestre que é o que vai contar do outro lado.
      Que Deus ilumine você e a sua família com saúde, paz e prosperidade espiritual.
      Um abraço do amigo Tadeu

      Excluir
  63. Salve irmãos, meu nome é Marlon, eu sou considerado um 'ateu' por muitos olhos, mas eu garanto e Deus sabe disso que desde de muleke tive Fé Nele, e sei que Ele esta sempre comigo, porém não pratico nenhuma religião, não acredito em muitas coisas que elas pregam, mas tbm algumas fazem sentido, talvez esteja errado, mas sinto que de alguma forma todas religiões estão ligadas, não sei, eu tinha um certo receio ou até mesmo preconceito contra o espiritismo, mas isso pelo que outras pessoas falavam, até conhecer parceiros de vida(meus brothers)que tem ligação com o espiritismo, e eles começaram a falar coisas que realmente faziam sentido sobre a vida, então procurei saber mais sobre e gostei mt do que li aqui, porém gostaria de saber mais sobre, que tipos de caminhos existem para salvação, como seguir um desses esses caminhos, slá, espero algum esclarecimento para abrir mais a minha mente, desde já agradeço, Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, uma coisa é certa não há religião que salve alguém, como não há escola (faculdade) onde se conclui a profissão desejada que resolva o seu destino. Não existe uma forma especial para um plano maior ou salvação existe sim você ser uma pessoa especial em seus atos ou pensamentos para o bem. A maior fonte de energia que o ser humano tem esta no amor ao próximo por ser uma energia positiva ou de luz. Nunca se prenda ao materialismo ou seja juntar tesouros na terra (ser rico) é pura ilusão e passageiro isso não quer dizer que se você ganha bem em seu trabalho deva jogar tudo fora mas saiba usar para o bem. Mesmo que tenha de perder esta vida na terra ajudando o próximo a sua recompensa esta na vida espiritual que virá e viverá eternamente pois nossa alma não morre. Meus parabéns aos seus amigos que já olham em um nível acima de outros e conseguem entender que a vida na terra não é tudo.
      Um abraço e que Deus te ilumine para que possa ensinar ao próximo o que sabe sobre a vida após a morte física.

      Excluir
  64. SOu catolica de nascimento, mas nunca mim senti feliz, desde criança sempre mim faltava alguma coisa,aos vinte anos descobri o espiritismo através de um livro de zibia, eu tinha preconceito mas depois que li este livro gostei e descobri uma radio com luis gaspareto e pronto mim identifiquei ai sim eu começei achar sentido para as coisas desse mundo mundano, eu tenho tio padre, mas idaí? pra mim todas igrejas tem um ideal o principal é dinheiro, a igreja catolica nem tanto mas as outras sempre tem uma pessoa que aceitou jesus e abriu seu negocio proprio para ganhar a vida.

    ResponderExcluir
  65. Olá Tadeu,gosto muito do espiritismo e gostaria de praticar,procuro por respostas de coisas q acontecem comigo desde q uma grande amiga minha s suicidou,tinhamos uma ligação muito forte e no dia q ela s matou eu senti dua morte,desde então acho q ela tenta fazer contato,as vezes sinto q m ped ajudagostaria muito d poder ajuda-lá mas ñ sei por ond começar,me ajuda Tadeu!

    ResponderExcluir
  66. Marthá minha amiga as vezes perdemos amigos de modo cruel mesmo sabendo que eles escolheram este caminho, pois sabemos que Deus nos deu o livre arbítrio e Jesus disse pegue a sua cruz e siga me.
    O que tem a fazer é procurar um Centro Espírita para ajudar à você e a sua amiga.Também tente não lembrar tanto dela, pois, pensamento é onde esta o nosso coração e ela já não pertence a este mundo.
    Uma vez perguntado a Jesus para onde a pessoa iria após a morte, este respondeu onde estiver o seu coração ou seja onde estiver a sua energia então aconselho estar com o pensamento em Deus, Jesus e ao seu anjo da guarda.
    Espero ter ajudado.

    Que Deus te ilumine e também a amiga que esta no mundo espiritual, amparando-a e fortificando-a.

    Um abraço do amigo Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi meu nome é Roberta , e tenho muitas duvidas e ja vivi experiencias q eu considero terriveis,pois ainda tenho muito medo, numca estudei e ainda não prcurei ajuda em um centro espirita, peço ajuda a vc,obrigada e aguardo resposta......meus email: robertaluisaloboseguins@gmail.com
      turismologa79@hotmail.com

      Excluir
  67. Olá, meu nome é Sinara. Sou católica e não muito praticante, pois acredito que a igreja católica se baseia nos princípios de Paulo e não de Jesus. Passei a me interessar mais pelo Espiritismo a pouco tempo, já que a menos de dois ano meu pai faleceu mudando a minha a vida de minha família completamente. Tenho muitas dúvidas sobre onde ele está, como está. Sempre tive sensibilidade para sentir a energia das pessoas e usava isso para me afastar daquela que tinhas uma energia muito negativa e pesada. Também tinha muitos sonhos e pesadelos, e todos se concretizavam. O problema é que de uns tempos pra cá me tornei muito descrente, não tenho mais fé e por fim acabo duvidando a existência do Próprio Deus. Senti que minha sensibilidade diminuiu, e muito, e isso me trouxe muitos problemas incluindo um namoro que só me destruía cada dia mais, chegando a afetar a minha saúde física. Quase nunca me recordo dos meus sonhos, apenas sei que sonhei por que acordo agitada ou extremamente cansada, sem disposição nenhuma no outro dia. Os poucos que me recordo são pesadelos. Eu preciso fortalecer a minha fé, mas não consigo sozinha. A dúvida do que vem depois da morte me persegue e isso me deixa vulnerável, física e espiritualmente. Peço-lhe ajuda. Meu email: nararocharosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Depois de não encontrar mais sentido na religião católica comecei a ler livros espíritas e de certa forma me faz bem ler esses livros. Sou um tanto incrédula a respeito de religiões, porém sinto que existe algo que rege nossa vida e existência. Gostaria muito de conversar com alguém ligado ao espiritismo para clarear minhas ideias.

    ResponderExcluir
  69. Olá, acredito que um centro espírita pode te ajudar, la tem médiuns esclarecidos e você pode dialogar com eles, aconselho para chegar um pouco antes da hora assim fica mais fácil.
    Faça amizade com os médiuns eles estão ali para ajudar são nossos irmãos trabalhando para Deus.
    No espiritismo tudo é natural e só há essa comunicação com os espíritos até quando Deus deixar, tudo depende Dele, os espíritos é que se comunicam, nada parte de nós, se há centros espíritas é por vontade deles para ajudar o próximo, são filhos de Deus tão ou mais inteligentes que nós, com luz e amor para todos.
    Sobre livros, O Livros dos Espíritos é muito bom para tirar dúvidas e ter respostas que procura.
    Que Deus te ilumine e procure o melhor para a sua alma, não esqueça, o seu anjo da guarda te ajuda com boas intuições.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  70. oi não conhecia o espiritismo e nem conheço mas eu me identifico.gostaria de saber como devo me achar?sou maranhense natural de codó. meu imail é gilcileidealvesdossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilcileide, consegui dois endereços de centros, entre em contato com eles para saber se tem um próximo a sua casa.

      Centro Espírita "Lar Cristão Esperança e Caridade"
      Av. Ii, Q. 159, B 3 – Conjunto Primavera
      Fone: (99)661-1260 (T) 661-0540
      Cep: 65.400-000 – Codó – MA

      Centro Espírita “Luz e Fraternidade”
      Rua Rio Grande do Norte, 1858 – São Sebastião – Codó/MA
      PROGRAMAÇÃO
      Reuniões Públicas de Estudo – terças e quintas, 20h30
      Palestras Públicas – Domingo, 17h00

      Espero ter ajudado, que Deus te ilumine.

      Um abraço do amigo Tadeu.

      Excluir
  71. Olá,meu nome é Sara e vim buscar esse site por motivos escolares,sou evangélica,filha de pastores e em nossa religião não acreditamos que possamos nos comunicar com os mortos,pois eles estão sem reação apenas esperando o juízo final,onde Deus irá vir à terra para julgar os seres humanos e ver quem irá para o inferno ou pra o céu, nesse dia os mortos irão ressuscitar e todas as pessoas irão vir participar desse julgamento,enfim,eu sei que isso é particular da crença de qualquer um e sua fé mas na Bíblia diz que os mortos só levantarão quando Deus voltar e não consigo entender como as pessoas no centro espírita quem tem um certo chamado ou poder para isso se comunicam com os mortos se só Deus tem esse poder,por favor queria que você me explicasse melhor isso,lembrando que respeito totalmente a sua religião e crença,só queria que você me esclarecesse.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, vou explicar de uma forma bem simples, pois sou simples e não sou teólogo ou dono da verdade.
      Quero parabenizar seu pai que leva a palavra de Deus a todos, a cada um Deus pede um tipo de trabalho.
      Vou falar um pouco sobre o que nos sustenta para viver na terra, "alimentos", as pessoas tem fome e ao se deparar com uma mesa farta de alimentos de diversos tipos, doce ou salgado, procura pegar o que mais deseja, lembrando que as pessoas tem diferentes gostos e nem por isso vamos reparar nas outras pessoas.
      O mesmo acontece com as religiões, existe mais de dez mil religiões e a de maior número do mundo é o Islã com 2 bilhões de pessoas ou quase.
      O importante é seguir o que você gosta, mas estudar sobre as outras, para não chegar a mesa e pegar somente o arroz ou feijão porque alguém disse que Deus apontou o arroz como a única verdade de alimento que faz bem.
      Sara, estamos em 2013, e sabemos que jamais alguém viu a face de Deus, também sabemos que os cientistas descobriram que há outros universos além do nosso, sem contar que há provas científicas de reencarnações (procura no youtube) e que somos um grão de areia no deserto, onde esta provado cientificamente sobre ovnis que visitam o nosso planeta diariamente aqui esta o link (https://www.youtube.com/watch?v=H1ubPPBpnAw).
      Sara minha amiga, não temos o poder de chamar espíritos, quando a pessoa ( todos na terra são médiuns) esta com a mediunidade avançada ou chegou a hora que Deus ( tudo acontece naturalmente) quer que isto aconteça, o espírito se aproxima do médium e vai dizer o que pode acontecer daquele momento em diante, mas sempre no campo de trabalho para ajudar as pessoas, jamais para enriquecer ou ajuntar tesouros na terra que Jesus disse ser pura ignorância, mas ajudar as pessoas, dar conhecimento, dar de beber ou comer, agasalhar e abençoar, é isto que os espíritas fazem, há "espíritas" e o mesmo acontece em todas as religiões que usam o nome de Deus para ter uma vida melhor, mas a vida melhor esta na espiritual (após a morte).
      Acontece que o nosso pensamento cria as coisas (provado cientificamente), e algumas religiões falam em seres (somente para dar forças a espíritos inferiores, só vive algo quando nós o alimentamos),que parece ser adversário de Deus nosso Pai que cria universos quando quer e jamais criou inimigo.
      Sara, só fui desenvolver a mediunidade quando em lugares (cidades) diferentes e pessoas que nem se conheciam me disseram a mesma coisa, depois de comprovado teve o início dos estudos sobre espiritismo e mediunidade, não sou de decorar não sou professor ou palestrante mas ajudo com a ferramenta (amor aos outros) que Deus me deu, como foi um presente não posso cobrar o que é natural.
      Eu desejo a você e a sua família tudo de bom, há na internet farto trabalho para ser pesquisado sobre o espiritismo, o nosso blog é pequeno, há passagens da Bíblia no início da página.
      Embora nem sempre estamos com Deus (não somos donos da verdade), mas temos certeza que ELE esta sempre com todos.
      Um abraço, espero ter ajudado.

      Excluir

Deixe seu comentário ou perguntas é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Espiritismo para todos-notícias

Loading...

ASSISTA A TV MUNDO MAIOR aqui dia e noite.

Watch live streaming video from redemundomaior at livestream.com
A maior riqueza do ser humano esta no conhecimento. Para isso temos o livre arbítrio que Deus nos deu. O ser humano evoluiu materialmente ( morávamos em cavernas ), mas não espiritualmente. Convido a todos para assistirem a "TV MUNDO MAIOR" aqui no "ESPIRITISMO PARA TODOS", a programação é de grande valor para a nossa evolução espiritual, os programas são espíritas, 24 horas de mensagens da melhor qualidade. O conhecimento não é pecado, pecar é não utilizar o livre arbítrio que Deus nos deu.

Leia outros artigos interessantes: artigos

Espiritismo, ligação com o SER MAIOR.


O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”. Conheça o Espiritismo começando a ler "O LIVRO DOS ESPÍRITOS".

Dicas e agradecimento

Nossa dica de filme sobre reencarnação, "Minha vida na outra vida" pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo, obrigado pela visita, volte sempre e que Deus ilumine o caminho de todos.

Tadeu.