Passagem da bíblia:Numa ocasião, o apóstolo João disse a Jesus: "Mestre, vimos certo homem expulsar demônios (espíritos) pelo uso de teu nome, e tentamos impedi-lo, porque não nos acompanhava." Este homem, evidentemente, era bem sucedido em expulsar demônios (espíritos inferiores), porque Jesus disse: "Ninguém há que faça uma obra poderosa à base do meu nome que logo possa injuriar-me." Portanto, Jesus ordenou que não tentassem impedi-lo, "pois quem não é contra nós, é por nós". (Mc. 9:38-40. Entre Jesus e as religiões eu fico com Jesus.

29.1.12

Medicina reconhece obsessão espiritual

Código Internacional de Doenças (OMS) inclui influência dos Espíritos - Medicina reconhece obsessão espiritual

Por Dr. Sérgio Felipe de Oliveira*

A obsessão espiritual como doença_da_alma, já é reconhecida pela Medicina. Em artigos anteriores, escrevi que a obsessão espiritual, na qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a existência da alma, do espírito.

No entanto, quero retificar, atualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social. Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade: mente, corpo e espírito.

Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: iológico, psicológico e espiritual.

Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado_de_transe, que é um item do CID - Código Internacional de Doenças - que permite o diagnóstico da interferência espiritual Obsessora.

O CID 10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.

Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença.

Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto nos transtornos mentais psiquiátricos - nesse caso, seria uma doença, um transtorno dissociativo psicótico ou o que popularmente se chama de loucura bem como na interferência de um ser desencarnado, a Obsessão espiritual.

Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios.

O manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM IV - alerta que o médico deve tomar cuidado para não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura.
Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, que coordena a cadeira (HOJE OBRIGATÓRIA) de Medicina e Espiritualidade.

Na Psicologia, Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, estudou o caso de uma médium que recebia espíritos por na incorporação nas sessões espíritas.

Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é muitos médicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.

Em minha prática clínica (também praticada por Ian Stevenson), a grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de "psicóticos" por ouvirem vozes (clariaudiência) ou verem espíritos (clarividência), na verdade, são médiuns com desequilíbrio mediúnico e não com um desequilíbrio mental, psiquiátrico. (Muitos desses pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma Medicina que leva em consideração o Ser Integral).

Portanto, a obsessão espiritual como uma enfermidade da alma, merece ser estudada de forma séria e aprofundada para que possamos melhorar a qualidade de vida do enfermo.

*Dr. Sérgio Felipe é médico psiquiatra que coordena a cadeira de Medicina e Espiritualidade na USP.
Link
Artigos

21.1.12

VIDEO RARISSIMO - ROBERTO CARLOS - MORRER NÃO É O FIM



Roberto e Erasmo Carlos, compuseram a música de uma letra psicografada por Chico Xavier.

Iniciar no espiritismo

Para quem deseja iniciar no espiritismo é bom visitar um Centro Espírita e conhecer o trabalho que a casa realiza. As manifestações no Centro são naturais, portanto não há necessidade de entender no início o que esta se passando e como tudo acontece com o tempo o conhecimento preenchem esta lacuna.

Abertas ao público em geral, onde são apresentados em palestras, temas que vão desde Jesus e o Evangelho, até Mediunidade, Carma etc. Nos dias de reunião pública, na maioria dos Centros Espíritas são executadas também as atividades do Passe e o fornecimento de Água Fluidificada.

O que ensina a doutrina espírita; O porquê da Vida na Terra, Reencarnação, Causas e Efeitos ( Karma ), Mediunidade, Caridade, Instrução, Amor, Quem Eu sou?, De onde vim?, Para onde vou?, O mistério da morte, Vida nos Planos Espirituais, etc.

È bom notar se há uma afinidade com a casa e seus servidores, para que se sinta bem, mas aos poucos a amizade e a vontade de praticar o bem vão fazer a diferença. Também você pode conhecer sem ter que mudar de religião.

Para entrar nos setores teóricos, conhecer as obras básicas é muito importante, há Centro que tem cursos que é realizado com equipes de pessoas adiantadas no conhecimento da doutrina.

Allan Kardec (Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail) é o codificador da doutrina espírita e as obras básicas são:

O Livro dos Espíritos
, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns , A Gênese e O Céu e o inferno.

São três os pilares da doutrina espírita:

Filosofica: o Espiritismo apresenta a Lei da Evolução, informando que os espíritos estão destinados a progredir eternamente.

Ciência: estuda e investiga as leis que regem os fenômenos mediúnicos.

Religião: ele nos indica o caminho para a evolução espiritual, que é através da reforma íntima alicerçada no Evangelho.

É possível fazer os cursos online sem sair de casa, há sites como a Federação Espírita Brasileira que tem cursos, há uma infinidade de livros espírita na internet em livraria espírita, livraria espírita virtual, livros espírita em lançamentos, editoras espíritas, etc.
Só não conhece o espiritismo quem não quer pois é muito fácil.

Outros artigos

7.1.12

Lutar contra Deus

O espiritismo existe desde que Deus começou a criação de seus filhos, ninguém sabe quando tudo começou na terra a manifestação dos espíritos sempre aconteceu, era visto como sobrenatural e ocorriam brincadeiras em alguns lugares. Allan Kardec com observação e análise codificou e em 1.857 publicou “O Livro dos Espíritos”, que é base central da Doutrina Espírita.

A manifestação espírita é natural, ou seja, faz parte da lei da natureza, não é sobrenatural como alguns pensam.

Poucos na terra acreditam que a vida após a morte é mais importante para a alma que este pouco tempo na terra, observe que multidões correm em busca da riqueza material acreditando em líderes religiosos que estudam a fraqueza do espírito, vasculham a bíblia para apresentar passagens onde Deus ofereceu poder a alguns homens a milhares de anos atrás.

Jesus pediu apenas para que nos amássemos, cabe a cada um de nós estudarmos e procurar o melhor e não cobrar de Deus algo que achamos que somos merecedores, a nós é dado o que necessitamos para viver na terra.

O espiritismo é o grande obstáculo para muitos confundidos e orgulhosos que não compreendem como as manifestações dos espíritos não carecem de líderes religiosos, o único líder que temos é Deus.

Leiam na bíblia, Atos dos Apóstolos, cap. 5, v. 38,39.

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,

Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la.

É só pesquisar para achar líderes religiosos fazendo exatamente o contrário ou seja contra a vontade de Deus, onde deveriam dar exemplos de humildade e mostrar que o verdadeiro tesouro esta no céu que encontraremos após a morte do corpo físico.

Cabe uma pergunta, porque o homem vive morto?

Mais artigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

ASSISTA A TV MUNDO MAIOR aqui dia e noite.

Watch live streaming video from redemundomaior at livestream.com
A maior riqueza do ser humano esta no conhecimento. Para isso temos o livre arbítrio que Deus nos deu. O ser humano evoluiu materialmente ( morávamos em cavernas ), mas não espiritualmente. Convido a todos para assistirem a "TV MUNDO MAIOR" aqui no "ESPIRITISMO PARA TODOS", a programação é de grande valor para a nossa evolução espiritual, os programas são espíritas, 24 horas de mensagens da melhor qualidade. O conhecimento não é pecado, pecar é não utilizar o livre arbítrio que Deus nos deu.

Leia outros artigos interessantes: artigos

Espiritismo, ligação com o SER MAIOR.


O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”. Conheça o Espiritismo começando a ler "O LIVRO DOS ESPÍRITOS".

Dicas e agradecimento

Nossa dica de filme sobre reencarnação, "Minha vida na outra vida" pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo, obrigado pela visita, volte sempre e que Deus ilumine o caminho de todos.

Tadeu.